Dicas para escolher o Peixe Ideal



O peixe apresenta-se como uma alternativa saudável na nossa alimentação. Contudo para comer peixe devemos ser exigentes e estar atentos aos sinais que nos indicam se o mesmo é de qualidade ou não. Assim sendo resolvi colocar aqui algumas dicas que nos permitem fazer uma compra acertada de peixe. Espero que as mesmas possam ser úteis.

Ao comprar peixe tenha atenção, veja a seguir a dicas para escolher o peixe ideal:


Olhos

- Os olhos devem estar salientes apresentando a córnea transparente e a pupila negra e circular. Evita peixe em que esta situação não se verifique apresentando assim a córnea opaca ou ensanguentada e pupila acinzentada e distorcida.

Gueiras

- As guelras do peixe deverão ser vermelhas. Se estas apresentarem um tom acastanhado, o peixe em questão pode não estar em boas condições, impróprio ao consumo.

Cheiro do peixe

- O olfato aqui é um sentido importante, procure por peixe de cheiro suave a maresia, se isso acontecer é sinal de frescura do mesmo.

- Se sentir odor a ranço, amoníaco ou azedo ou outro desagradável isso poderá indicar irregularidades de conservação do mesmo, resultando na rejeição para o consumo.

Pigmentação do Peixe

- Ao nível da pele faça por encontrar pigmentação viva, brilhante e sem descoloração. Se a pele se apresentar opaca com escamas que se soltam facilmente são sinais de pouca frescura.

Carne firme


- A carne deve ser firme e elástica. Um sinal de falta de frescura aparece quando a mesma com o passar do tempo, amolece, ficando avermelhada junto à coluna vertebral. Para testar isso aperte a barriga do peixe. No caso do peixe ter sido congelado, pelo toque é fácil de reconhecer pois a sua carne não se apresentará firme e elástica.

Peixe Inteiro

- Tente sempre que possível comprar peixes inteiros sendo mais fácil averiguar da sua frescura.


Pesquise um Assunto aqui:

Já disponível para baixar!



Leia mais