Quantidade excessiva de frutas pode intoxicar o fígado


Sabia que comer quantidade excessiva de frutas durante o dia pode intoxicar o fígado?

O periódico Cell Metabolism mostrou que uma dieta com alto nível de frutose prejudica a capacidade do fígado. O excesso de frutose faz com que o fígado acumule gordura. Ele age quase como adicionar mais gordura à dieta.

No estudo os cientistas analisaram os níveis de acilcartinitinas nas células do órgão de animais. As acilcartinitinas são produzidas quando o fígado queima gorduras e, em níveis altos, mostram que ela não está sendo queimada. Os pesquisadores perceberam que nos animais que consumiam uma dieta rica em gordura e frutose tinham níveis maiores de acilcarcitinas. Já nos que consumiam uma dieta rica em gordura e glicose, os níveis eram mais baixos.

Além da substância, os cientistas também monitoraram a atividade de uma enzima chamada CPT1a. Quando ela está alta indica que as mitocôndrias estão realizando de forma errada seu trabalho de queima de gordura. Nas dietas ricas em gordura e frutose, os cientistas puderam observar que os níveis de CPT1a foram baixos.

Dietas com alto teor de gordura e frutose danificam as mitocôndrias, facilitam a síntese e armazenamento de gordura, em vez de queimá-la. Deste modo diabéticos devem ter muito cuidado com ingestão de frutas pois além de aumentar a glicose no sangue poderá intoxicar o fígado.  

Pesquise um Assunto aqui:

Já disponível para baixar!



Leia mais