Ingestão de Açucares aumenta mais o Nível de Fome


O cérebro responde de forma diferente a dois tipos de açúcar. O estudo apresentado no encontro anual do Colégio Americano de Neuropsicofarmacologia sugere que a frutose aumenta a resposta dos circuitos de recompensa do cérebro a estímulos alimentares, o que promove a ingestão de alimentos.

A obesidade é um problema grave de saúde pública, tendo sido considerada pela Organização Mundial de Saúde como a epidemia do século XXI. Acredita-se que na base desta “epidemia” estejam as alterações do estilo de vida e o tipo de dieta adotada no último quarto de século, com um aumento especialmente preocupante do consumo de frutose.

Frutose - Glicose

A frutose é um açúcar simples encontrado na fruta, mas também adicionado a muitos alimentos, como açúcar refinado, sob a forma de xarope de milho rico em frutose. Por outro lado, a glicose, a principal fonte de energia do organismo, produz-se habitualmente através da decomposição de hidratos de carbono complexos.

Comparativamente com a ingestão de frutose, a ingestão de glicose produz pequenos aumentos nos níveis das hormônios da saciedade. Estudos realizados em ratinhos demonstraram que a administração direta de frutose no cérebro provoca uma necessidade de ingestão de alimentos, enquanto a glicose promove a saciedade. Estudos preliminares em humanos também sugeriram que contrariamente à frutose, a glicose reduz a atividade no hipotálamo, um evento que está associado à saciedade metabólica.

Neste estudo, os investigadores da Universidade do Sul da Califórnia, nos EUA, contaram com a participação de 24 indivíduos, entre 16 e 25 anos de idade, que ingeriram bebidas que continham glicose ou frutose. Através da realização de ressonâncias magnéticas funcionais, foram analisadas as respostas cerebrais e a motivação para ingerir alimentos, enquanto os participantes visualizavam imagens de comida.

De acordo com os investigadores, a ingestão de alimentos produz a ativação do núcleo de accumbens, uma parte do circuito de recompensa cerebral, e aumenta o desejo de comer.

O estudo apurou que ativação desta zona cerebral foi maior após a ingestão da bebida que continha frutose, comparativamente com aquela com glicose. A ingestão de frutose também conduziu a níveis mais elevados de fome e de motivação para comer, comparativamente com a glicose.

Segundo os investigadores este tipo de estudo tem implicações importantes para a saúde pública numa sociedade que está inundada por alimentos com elevado teor de açúcar e estímulos para consumir alimentos. Assim, estes resultados sugerem que o consumo de frutose pode promover a ingestão excessiva de alimentos.

Fonte : ALERT Life Sciences Computing, S.A.

Pesquise um Assunto aqui:

Já disponível para baixar!



Leia mais