Sucos e Alimentos ricos em Ferro e Vitamina C - Combate a Anemia


A anemia é uma doença causada pela deficiência de ferro no organismo sendo caracterizada pela deficiência no tamanho ou no número de células sanguíneas (glóbulos vermelhos) ou ainda, na quantidade de hemoglobina (pigmento) que elas contêm, trazendo como conseqüência a limitação das trocas de oxigênio e gás carbônico entre o sangue e as outras células do nosso corpo.

É desencadeada por vários fatores, sendo os principais: 


- Baixa ingestão de alimentos ricos em nutrientes necessários para a produção dos glóbulos vermelhos e da hemoglobina, como ferro, vitamina B12 e ácido fólico.

- Perda excessiva de sangue por hemorragia, menstruação intensa ou verminoses.

- Anormalidades genéticas.

- Aumento das necessidades de nutrientes em determinadas fases, como infância e adolescência (em função do crescimento e desenvolvimento corporal), gestação e amamentação.

Dentre os fatores citados, os tipos mais comuns de anemia são as desencadeadas pela deficiência de nutrientes; sendo que dessas, cerca de 90% ocorrem devido à baixa ingestão de alimentos ricos em ferro.

O consumo de alimentos ricos em ferro é importante em todas as fases da vida, mas em especial para as gestantes, para bebês e para os idosos pois eles possuem uma necessidade maior de ferro no organismo. Da mesma forma as mulheres em idade fértil possuem uma maior necessidade de ferro que os homens, pois elas perdem-no durante a menstruação.

Consumir diariamente alimentos ricos em ferro é a melhor forma de combater a anemia, mas é preciso ter o cuidado de comê-lo moderadamente e de forma contínua, pois o excesso de ferro no organismo pode gerar sintomas como alterações hormonais, cirrose e insuficiência cardíaca.

Vitamina C

Alimentos ricos em vitamina C, quando consumidos juntamente com alimentos vegetais ricos em ferro aumentam a absorção desse mineral. A maioria dos legumes e muitas frutas são excelentes fontes de vitamina C.

As principais fontes de ferro:


- Alimentos verdes como: brócolos, couve de bruxelas, couve- flor e couves.

- Hortaliças como: pimento, tomate, ervilhas.

- Frutas ricas em vitamina c: citrinos (laranja, limão, tangerina, toranja), goiaba, kiwi, morango, mamão.

- O uso de panelas e recipientes de ferro também contribui para aumentar a ingestão de ferro.

Cálcio diminui a absorção de Ferro


Os alimentos ricos em cálcio dificultam a absorção de ferro, já que ambos entram nas células pelo mesmo mecanismo de ação. Não é recomendado ingerir estes alimentos no mesmo instante. Ex: leite e carne

- Veja aqui: Veja por que Moises proibiu Usar Leite com Carne no Antigo Testamento

Sucos Repositores de Ferro

Suco de couve com maracujá

É necessário 4 folhas de couve, 3 maracujás, 1 Limão, Água e Mel.

- Pique a couve e coloque no liquidificador para bater junto com o maracujá, a água e algumas gotas de limão. Adoce com mel.

Suco de cenoura e kiwi

Os ingredientes necessário será ½ cenoura, 1 kiwi, 1 copo de água de coco e Mel.

- Junte os ingredientes e bater tudo no liquidificador, coar, adoce com o mel e saboreie está delicia rica em ferro.

Pesquise um Assunto aqui:

Já disponível para baixar!



Leia mais