Consumo de Refrigerantes prejudica a Saúde

Refrigerantes tem um sabor muito agradável ao paladar, mas todo mundo sabe que este liquido delicioso traz vários danos a saúde. 

Essa bebida por ser doce(36 gr de açúcar/copo), gaseificada e ter o PH ácido, perto de 2,5, o refrigerante desestabiliza o PH sanguíneo (7,35), deixando o organismo propenso a: 

-Hiperatividade
-Câncer de próstata
-Danos aos rins
-Obesidade 
-Alteração na química cerebral 

O PH sanguíneo quando fica acidificado, torna o organismo mais propício a doenças. 

Tomando 1 copo de refrigerante, para equilibrar o PH sanguíneo, seria necessário beber na faixa de 30 copos de água.    

Principais Danos a Saúde

1. Hiperatividade

300 proteínas alteradas

Tomar refrigerantes por longos períodos pode levar à hiperatividade por alterar a química cerebral: uma pesquisa australiana recente mostrou que ratos se tornaram hiperativos depois de beberem água e tecidos retirados de uma parte de seus cérebros que mostraram alterações nos níveis de cerca de 300 proteínas diferentes.

2. Dopamina

Estímulo ao hormônio do prazer

O refrigerante com açúcar estimula a produção de dopamina (o hormônio do prazer) pelo cérebro. Pesquisas recentes indicam que obesos precisam de mais consumo de calorias para a mesma produção de dopamina e, por isso, consomem mais.

3. Câncer de próstata

Riscos 40% maiores

Um estudo sueco feito em 2012 descobriu que beber um refrigerante por dia poderia aumentar em 40% os riscos de um homem desenvolver câncer de próstata.

4. Obesidade

51% dos brasileiros em sobrepeso

O brasileiro consome cerca de 94 ml de refrigerante todos os dias, segundo a Pesquisa de Orçamentos Familiares do IBGE, de 2009. Não por acaso 51% dos brasileiros têm sobrepeso, de acordo com os últimos dados do Ministério da Saúde.

5. Danos aos rins

Mais proteína na urina

Funcionários de uma universidade japonesa que consumiam mais de dois refrigerantes por dia eram mais propensos a ter proteína na urina, um dos marcadores precoces (e reversíveis) de danos aos rins.

Fonte: Globo

Pesquise um Assunto aqui:

Já disponível para baixar!



Leia mais