Principais Alimentos que podem roubar seu Sono - Insônia

Perder uma noite de sono, não é nada bom, ainda mais por causa de uma alimentação inadequada. Muitos alimentos quando ingeridos a noite, podem agir até mesmo no nosso sistema nervoso atrapalhando o sono. 

Alimentos ricos em proteínas e gorduras geralmente tem uma digestão lenta, deste modo se ingeridos a noite provocará um pesadelo que a pessoa irá arrepender mil vezes, comer estes tipos de alimentos. Outra substância que atrapalha o sono é a cafeína, devemos tomar cuidado em ingerir alimentos que contém.

Veja os principais alimentos que podem roubar o Sono

Queijo


Desde o século 17, a ideia de que o queijo dá pesadelos acompanha algumas cultura.
Já foi dito que a grande quantidade de tiramina que há no alimento poderia estar vinculada aos sonhos.

A tiramina afeta a liberação de noradrenalina, produzida na região do cérebro responsável pelo sono MOR – que está relacionada aos sonhos.

Mas muitos outros alimentos contém níveis semelhantes de tiramina e não são vistos como tiranos. Por isso, parece não haver ligação direta entre comer queijo e ter pesadelos.

Café 

A cafeína pode interferir no processo de dormir ou evitar que durmamos profundamente. Tem pessoas mais tolerantes e outras que mesmo tomando o café a noite dormem bem. A dica é que se você tem dificuldade dormir, o aconselhável é tomar café apenas pela manhã.

Pesquisas recentes indicam que o café também pode ter impacto no sono ao desacelerar seu relógio biológico.

Um estudo mostrou que tomar um expresso duplo três horas antes de deitar atrasou a produção de melatonina em cerca de 40 minutos.

Se você tem insônia, nem pense em tomar um cafezinho antes de dormir.

Açúcar


Um estudo recente indica que uma dieta rica em açúcar não é boa para dormir.

Na pesquisa, o açúcar fez com que participantes acordassem durante a noite.

Há poucos estudos sobre os efeitos do açúcar na qualidade do sono, mas, se você consome muitos alimentos ou bebidas açucaradas antes de dormir, provavelmente experimentará uma entrada de energia que não é ideal para esse momento.

Fica a dica : Sobremesa depois do jantar pode perturbar o sono

Álcool


Bebidas alcoólicas todo mundo já sabe que deixa a pessoa mais acessa e atrapalha o sono, a explicação é que o álcool perturba os padrões e ciclos que ocorrem enquanto dormimos.

Ao longo de uma boa noite de sono, a pessoa normalmente tem entre seis e sete ciclos MOR. Após uma noite de bebidas, porém, terá somente uma ou duas.

No começo quando você deita alcoolizado, o álcool pode até faz dormir, mas piora a qualidade do sono

Pimenta 


Acredita-se que comida apimentada provoque indigestão e aumente a temperatura de seu corpo, e a combinação de ambas prejudicam o sono.

Uma pesquisa indica que uma queda na temperatura corporal dispara a sensação de que é hora de ir para a cama. No estudo, os participantes que colocaram molhos picantes na comida demoraram mais para adormecer e dormiram menos que o normal.

Percebeu-se que, nas noites em que eles comeram condimentos, sua temperatura corporal esteve elevada durante o primeiro ciclo de sono.

Curiosamente, banhos quentes podem ajudar a dormir, pois a temperatura de seu corpo cai rapidamente depois deles.

Carne

Exagerar no consumo de carne a noite também poderá afetar o seu sono, ainda mais se for gordurosa. As proteínas tem uma digestão lenta, deste modo o organismo irá aumentar a temperatura corporal para acelerar a digestão, com a temperatura elevada o sono não vem.

Chocolate

Comer chocolate a noite, não é nada bom para um sono agradável.
Este alimento contém cafeína que aumenta a vigília, ou seja diminui o sono, e contém triptofano que traz uma sensação de prazer, pois estimula ainda que em pequena quantidade, a serotonina, deixando o sistema nervoso mais ativo. 

Com informações de BBC

Pesquise um Assunto aqui:

Já disponível para baixar!



Leia mais