A venda de suplementos a base de vitamina D tem sido cada vez maior, mas afinal qual o nível ideal desta substância?
A vitamina D é um hormônio importante e se não estiver presente em nível suficiente, os ossos podem perder espessura e se tornar quebradiços, ou passar por deformações, causando uma condição conhecida como raquitismo, em crianças, ou osteomalacia, em adultos.
A questão está em qual o teor de vitamina D é saudável e qual aponta para deficiência de vitamina.
De acordo com estudos realizados pela Academia Nacional sobre a vitamina D dos EUA, pacientes têm vitamina D suficiente quando apresentam teores superiores a 20 nanogramas por mililitro de sangue, não existem provas de que pessoas com o teor de 30 nanogramas por mililitro sejam mais saudáveis do que as pessoas que apresentam 20 nanogramas por mililitro.
As sociedades médicas brasileiras adotam o limite de 20 ng/ml para adultos saudáveis e de 30 ng/ml para pessoas com doenças como osteoporose, gestantes e para quem fez cirurgia bariátrica.
Melhor Maneira de Obter Vitamina D
A melhor maneira de obter o hormônio é por via solar, e mesmo com o uso de protetor solar não há interferência de forma significativa na produção de vitamina D. A Sociedade brasileira de dermatologia determina que uma recomendação prática é nunca ficar no sol até a pele ficar avermelhada —nesse estágio há degradação, em vez de síntese, de vitamina D.
A dose recomendada de Vitamina D por dia é de 600 UI, veja os alimentos que contém este hormônio:
- 1 gema de ovo - 20 UI
- 100g de atum enlatado - 230 UI
- 100g de salmão - 250 UI
- 100g de sardinha enlatada - 300 UI
- 1 colher de chá de óleo de bacalhau - 400 UI
- 10 minutos de sol - 3000 UI
Leia também:
- Falta de Vitamina D na gravidez pode causar Autismo
- Vitamina D protege contra Resfriados, Gripes e Infecções
- Alimentos ricos em Vitamina K2 - Prevenção contra o Câncer e Doenças Cardiovasculares