Ácido valproico e Valproato de Sódio, qual a diferença?


Existe sempre aquela dúvida se o ácido valproico, valproato de sódio ou divalproato de sódio, Depakane®️e Depakote®️ respectivamente, são os mesmos medicamentos ou são diferentes.

Se tem esta dúvida com certeza a resposta é que tem sim uma diferença, veja a seguir o que muda com uma pequena alteração no princípio ativo que pode alterar todo tratamento.

Ambos são medicamentos que no final irão liberar o principio ativo do Ácido Valproico, que é um anticonvulsivante. E ambos se equivalem em doses como 250mg de Depakene são iguais a 250mg de Depakote.

Mas Depakene é o ácido valproico simples que já liberado diretamente no estomago e o Depakote é o Divalproato de Sódio que é liberado de forma mais tardia, já no intestino e isso diminui a chance do efeito irritativo gastrointestinal da droga.

Então ambos são o mesmo medicamento, com as mesmas funções, só que o Depakote tem menor chance de ter o efeito colateral gastrointestinal.

O Depakote é bem mais caro que o Depakene, essa diferença monetária é em virtude da vantagem relacionada à diminuição do efeito adverso no trato gastrointestinal.

Existe ainda a versão do Depakote ER que diminui mais ainda o potencial de causar efeitos colaterais.

Pesquise um Assunto aqui:

Já disponível para baixar!



Leia mais