Emendar as cartelas de pílula anticoncepcional faz mal?



As mulheres geralmente tem aquela dúvida que se tomar anticoncepcional sem dar aquela pausa de 7 dias prejudica a saúde. Durante décadas, elas foram orientadas a fazer a pausa de sete dias no mês na ingestão de pílula anticoncepcional. Dar pausa nas cartelas do medicamento contraceptivo, no entanto, ao contrário do que foi amplamente divulgado, não traz qualquer benefício.

De acordo com um recente comunicado da Faculty of Sexual and Reproductive Health (FSRH), não existe motivo científico para fazer a pausa, e emendar cartelas de anticoncepcional não provoca nenhum prejuízo à saúde ou compromete a eficácia do medicamento.

Nunca existiram, de fato, provas de que emendar cartelas da pílula poderia ser prejudicial e a indicação não possui base científica, mas sim uma razão bastante curiosa: a história foi criada pelos próprios desenvolvedores do método anticoncepcional, nos anos 50, para não receber a reprovação do Papa na época.

A ideia era que a pílula anticoncepcional fosse encarada pela Igreja como algo mais natural, já que a mulher continuaria menstruando. O remédio, então, foi apresentado como método para regular a menstruação, e não para impedir gravidez.

Do ponto de vista clínico, portanto, a pausa na pílula não é necessária. A segurança do procedimento já foi comprovada ao longo dos anos após a observação do comportamento de mulheres que emendavam a cartela por conta própria, para evitar a chegada da menstruação.

Pesquise um Assunto aqui:

Já disponível para baixar!



Leia mais