Dicas para Aumentar a Testosterona



A testosterona é um hormônio muito importante para o corpo, este hormônio é associado apenas aos homens, mas também tem funções no corpo das mulheres. Como todo hormônio, é preciso manter pelo menos um nível mínimo para garantir que a sua função seja realizada.

Importância da Testosterona


A testosterona é o principal hormônio masculino, sendo responsável pelo engrossamento da voz, produção de espermatozoides, ganho de massa muscular, libido, entre outras coisas.

Nas mulheres, ela também tem um papel importante — é responsável pelo ganho de massa muscular, aumento da libido, além de trazer mais disposição e até ajudar no emagrecimento. O corpo regula a produção desse hormônio, aumentando a sua quantidade, quando for preciso, sendo que o nível dele nas mulheres é mais baixo que nos homens.


Dosagem Ideal de Testosterona


Existem algumas maneiras de identificar a baixa do hormônio, como o exame de sangue medindo a dosagem do hormônio. Ademais, se você se sente um cansaço excessivo, percebeu a libido mais baixa, mudanças no humor e não consegue ganhar massa magra — mesmo fazendo um treino e dietas adequados — pode ser a testosterona baixa. Surgindo pelo menos alguns desses sintomas, converse com seu médico de confiança e faça o exame.

Como aumentar a testosterona?


Com a idade, é normal que os níveis da testosterona diminuam. Os homens experimentam algo parecido com a menopausa, a andropausa. Ela é causada justamente pela queda na produção da testosterona, sendo que isso é normal — o que não é normal é quando a produção dele fica baixa nos jovens.

O estresse, a má alimentação, o sedentarismo, o sobrepeso, a obesidade e o uso de pílula anticoncepcional — no caso das mulheres — são algumas das causas para essa baixa dos níveis do hormônio em jovens. Por ser tão importante para o bom funcionamento do corpo, vamos ver algumas formas de aumentar a testosterona, de forma natural.

3 Dicas Para Aumentar a Testosterona

1. Evitar açúcar

Um estudo feito nos Estados Unidos analisou os níveis de testosterona em homens saudáveis após a ingestão de açúcar. Eles viram que o hormônio se mantém temporariamente baixo após a ingestão de alimentos ricos em açúcar. Os pesquisadores observaram que a testosterona se manteve baixa por duas horas. Ao considerar a quantidade de refeições em um dia, é um tempo considerável com o hormônio em baixa.

2. Dormir bem

Dormir menos tempo que o necessário é outro fator que reduz os níveis de testosterona, lembrando que o tempo ideal de sono varia para cada pessoa. Alguns precisam de oito horas e outros de seis. A idade também influencia na quantidade de horas dormidas. Para se ter uma boa noite de sono, vá para a cama cedo, largue o celular e outros eletrônicos de lado e deixe o quarto completamente escuro, para aproveitar a produção de melatonina natural e desacelerar ao final do dia.

3. Fazer exercícios com peso

Assim como a testosterona auxilia no ganho de massa muscular, a prática de exercícios de força também estimula a produção dela. Portanto, mesmo que você não esteja se sentindo muito disposto, vá para a academia e faça musculação ou outro treino de força por, pelo menos, trinta minutos por dia, mantendo a intensidade de treino alta.

Agora, você já conhece algumas maneiras de como aumentar a testosterona. Se você percebeu alguns dos sintomas de baixa do hormônio, faça um teste e, após ficar uns dias sem açúcar, treinando e dormindo bem, veja se haverá uma melhora nos sintomas. Uma alimentação balanceada aliada à suplementação também é importante para o tratamento.

Com Informação de Central Nutrition

Leia mais