Alimentos que combatem o mau hálito



A halitose ou mau hálito crônico, é uma situação na qual a pessoa exala um odor desagradável da boca. Geralmente pode ser causado por restos de alimentos na língua, gengiva ou entre os dentes. Estes restos de alimentos fazem com que as bactérias liberem substâncias com odor. 


O mau hálito também pode ser uma consequência de doenças periodontais, como a gengivite, e do tabagismo.


Alimentos que combatem o mau hálito


Alguns remédios naturais e acessíveis como os chás podem ajudar a combater o mau hálito, veja os principais:

Chás de plantas aromáticas


Menta, anis, alecrim e erva-doce são ervas ideais para fazer uma infusão e refrescar o hálito.

Coentro

O coentro também é um ótimo aliado contra a halitose. Os polifenóis e a clorofila presentes neste alimento fazem com que funcione como um antibacteriano, além de ajudar na digestão. O recomendável é comê-lo cru.

Maçã e cenoura

Passar muito tempo sem ingerir nenhum alimento não é recomendável. Uma maçã ou uma cenoura entre as refeições ajudam a eliminar, de forma superficial, os restos de alimentos da boca.

Alface 


Alface também é um alimento recomendado no combate ao mau hálito, devido a determinadas enzimas que possui, de acordo com um estudo da Universidade Estadual de Ohio.

Cítricos

A vitamina C presente nas frutas cítricas combatem a reprodução de bactérias no organismo. Além disso, são alimentos com alto teor de água, fator que ajuda a manter a boca limpa.

Aipo

Rico em fibra, o aipo (ou salsão), quando mastigado, ajuda a produzir mais saliva e manter a boca úmida e limpa, além de exercer como um fio dental natural.

Cogumelos

Os cogumelos também demonstraram ser eficazes na hora de neutralizar o mau cheiro na boca. Seus compostos fenólicos captam gases e os transformam em substâncias solúveis.

Chá Oolong (Chá de Taiwan)


Reconhecido por suas propriedades antimicrobianas, o chá de bolhas é rico em vitaminas C, E e em flúor.

Água

Beber muita água favorece a secreção de saliva, o que ajuda a combater a formação de placas bacterianas na boca.

Iogurtes 


Sem açúcar e, de preferência, com probióticos pois, segundo um estudo japonês, consumir 100g de iogurte duas vezes ao dia ajuda a reduzir a produção de compostos sulfurados e de bactérias na boca.

Aloe Vera


Esta planta com propriedades antibacterianas tem muitos benefícios: ajuda a combater a prisão de ventre, a curar queimaduras e, seu consumo, através de chás, provoca um efeito positivo no hálito.

Abacate


Esta fruta funciona como um colutório natural. Ajuda a limpar o intestino e a combater as bactérias que podem estar causando o mau hálito.

Kefir de Água


Esta bebida também é recomendada para quem tem halitose. Deve ser tomada pelas manhãs.

Canela

Mastigar um pouco de canela depois das refeições ou consumi-la em chás ajuda a regular o intestino e melhorar a digestão, pois é um bactericida poderoso.

Pesquise um Assunto aqui:

Já disponível para baixar!



Leia mais