Benefícios do Sal Marinho



O sal vendido nos supermercados é um sal processado industrialmente, muito branco seco e formado por cristais do mesmo tamanho. 


Este sal tem a seu favor o baixo preço e a sua boa aparência, mas o processo de lavagem a que é sujeito elimina boas fontes naturais de cálcio, iodo, magnésio e zinco presentes no plâncton, krill (pequeno camarão invisível) e restos de pequenos animais marinhos.

Adicionam-se depois produtos químicos de compensação, em quantidades não fisiológicas, que poderão revelar-se prejudiciais à saúde.

Benefícios do Sal Marinho


O sal mais rico e equilibrado do ponto de vista nutritivo é o sal marinho tradicional produzido nas salinas existentes de Norte a Sul de Portugal.

100% natural e na sua composição estão presentes, além do cloreto de sódio, outros compostos químicos com muito interesse nutricional tais como:


- Cloreto de magnésio;

- Sulfato de magnésio;

- Sulfato de cálcio;

- Sulfato de potássio,;

- Cloreto de potássio;

- Carbonato de cálcio;

- Brometo de magnésio;

- Iodeto de potássio.

O sal marinho artesanal é um pouco mais caro do que o industrializado e tem um aspecto menos atrativo. De fato, tem aspecto úmido (o que indica a presença de magnésio), cor branco acinzentado e é formado por cristais de vários tamanhos. Este sal tem sabor mais intenso, isto é, salga mais, o que é uma vantagem porque obtemos mais sabor com menos quantidade.

A flor de sal é a camada de cristais que se forma à superfície da água nas salinas e é formada por cristais mais pequenos que se desfazem facilmente entre os dedos. É usado para temperar alimentos crus e saladas, substituindo o sal refinado.

Pesquise um Assunto aqui:

Já disponível para baixar!



Leia mais