Teste rápido para Covid-19 funciona?


Vários testes para Covid-19 estão disponíveis. Tire suas dúvidas sobre estes testes. Qual é o ideal para cada estágio da doença.

Teste Rápido Ag (antígenos) para COVID-19

É o teste que que rastreia a presença de proteínas do vírus (SARS-CoV -2) frente a infecção. 

Este teste pode ser realizado a partir do 3º dia de provável exposição ou contato com caso confirmado de COVID-19.

Teste Rápido IgM/IgG (anticorpos) para COVID-19

É o teste que rastreia a resposta imunológica do corpo em relação ao vírus, que é feito através da detecção de anticorpos em pessoas que foram expostas.

Este teste deve ser realizado pelo menos 10 dias após o aparecimento dos sintomas da COVID-19, ou pelo menos 20 dias após contato com casos confirmados, mas sem apresentar sintomas.

O procedimento é simples e com resultado rápido, que permite maior agilidade na tomada de decisões pelo seu médico.

Como o teste é feito?

· Teste Rápido Ag (antígenos) O teste é feito através da coleta de secreções, utilizando um cotonete especial (swab), introduzido pela narina e garganta.

· Teste Rápido IgM/IgG (anticorpos) O teste é feito através da coleta de sangue, na ponta do dedo, para detecção dos anticorpos produzidos pelo organismo após contato com o vírus.

Teste RT-PCR

De acordo com a Anvisa, os testes rápidos (IgM/IgG) NÃO têm função de diagnóstico (confirmação ou descarte) de infecção por Covid-19.
O diagnóstico de Covid-19 deve ser feito por testes de RT-PCR.

Teste rápido positivo

• Testes rápidos positivos indicam que você teve contato recente com o vírus (IgM) ou
que você já teve Covid-19 e está se recuperando ou já se recuperou (IgG), uma vez que indicam a presença de anticorpos (defesas do organismo).

No entanto, os anticorpos só aparecem em quantidades detectáveis nos testes pelo menos oito dias depois da infecção.

Ainda assim, o teste pode ser positivo indicando que você teve contato com OUTROS coronavírus e não com o Sars-CoV-2 / Covid-19 (falso positivo).

Assim sendo, esse teste isolado não serve para diagnosticar (confirmar ou descartar) infecção por Covid-19.

O diagnóstico da infecção pelo novo coronavírus deve ser feito por testes de RT-PCR.

Teste RT-PCR

• Os testes de RT-PCR (padrão ouro) e de antígenos têm função diagnóstica, sendo o RT-PCR o teste definitivo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

O profissional da saúde que estiver realizando o teste irá orientá-lo sobre o significado dos testes e os devidos encaminhamentos, conforme protocolos clínicos do Ministério da Saúde.

É importante destacar que os pacientes, mesmo quando testados positivos para Covid-19, devem permanecer em suas casas em quarentena por 14 dias (isolamento) até a remissão da infecção, e se estiverem com sintomas graves, tal como dificuldade de respirar, procurar atendimento médico.

Pesquise um Assunto aqui:

Já disponível para baixar!



Leia mais