Creatina - Consumo máximo 3 g por dia

Uma dieta balanceada, diversificada é suficiente para atender as necessidades nutricionais de praticantes de atividades físicas. 

No Brasil, a Anvisa, não recomenda o uso de suplementos a base de creatina e cafeína por praticantes de exercícios físicos para recreação, estética e promoção da saúde. 


Segundo a Agência, os chamados atletas de fim de semana não necessitam de grande explosão física. “Uma dieta balanceada, diversificada é suficiente para atender as necessidades nutricionais destas pessoas”.

O consumo de creatina acima de 3g ao dia pode ser prejudicial à saúde e este produto não deve ser consumido por crianças, gestantes, idosos e portadores de enfermidades, sendo que não substitui uma alimentação equilibrada e seu consumo deve ser orientado por nutricionista ou médico.

A creatina é encontrada em alimentos tão comuns quanto carne, e o ser humano possui enzimas que processam essa substância.

Não há risco adverso, porem deve ser usado somente 3 g por dia e durante apenas 3 meses. O maior efeito é ganho de peso corporal.

Diabetes e memória


Pesquisas atuais avaliam o uso de creatina no tratamento de diabéticos.

O uso de Creatina melhora:

- O controle metabólico em caso de diabetes.


- Aumenta proteína para colocar açúcar do sangue para dentro do músculo.

- É similar à metformina, o medicamento antidiabetes mais empregado. 

- Há estudos para aferir efeitos da creatina no campo da cognição em geral, melhorando memória e aprendizagem.


Fonte : Anvisa

Pesquise um Assunto aqui:

Já disponível para baixar!



Leia mais