Assim, podemos evidenciar diminuição da filtração glomerular, proteinúria, alterações hidro-eletrolíticas, alterações do equilíbrio ácido-básico ou mecanismos de concentração urinária.
Fique atento se ocorrer estes sintomas quando estiver usando AINES
Os Anti-inflamatórios não esteróides (AINEs) são um grupo heterogêneo de medicamentos que na sua generalidade possuem características analgésicas, antipirética e anti-inflamatórias.
Sintomas que podem aparecer quando estiver usando AINES:
-Diminuição do volume de urina;
-Leve aumento do peso;
-Diminuição da função renal, que em determinadas pessoas (particularmente quem já apresenta disfunção renal prévia – sobretudo pessoas idosas -) pode evoluir para IRA grave.
Nestes casos, deve-se interromper imediatamente o anti-inflamatório.
Veja aqui: Uso prolongado de corticoides pode causar Diabetes e Hipertensão
Principais AINES:
-Cetoprofeno (Profenid);
-Ibuprofeno (Alivium);
-Naproxeno (Flanax);
-AAS;
-Piroxicam (Feldene);
-Diclofenaco (Voltaren);
-Nimesulida (Scaflan);
-Meloxicam (Movatec);
-Etodolaco (Flancox);
-Tenoxicam (Teflan).
Leia aqui: Anti-inflamatórios que podem causar problemas cardíacos
O Paracetamol e Dipirona - Não é anti-inflamatório, mas ingestão regular de altas doses pode causar lesão renal.
O consumo crônico (por mais de três anos) de AINES pode levar a formas irreversíveis de nefrotoxicidade.
Com o uso constante de AINES (especialmente os inibidores da COX1) ocorre a inibição de prostaglandinas, o mecanismo protetor dos rins é inibido, podendo ocorrer isquemia e com isso irreversíveis danos renais.
Leia: Uso de nimesulida pode prejudicar o fígado
Veja Aqui: - Medicamentos contra-indicados para Portadores de Glaucoma
Leia aqui -Alimentos com Ação Anti-inflamatória

GOSTARIA DE SABER SE O AINTIINFLAMATÓRIO NATURAL, (CHÁ DE ERVAS), PODEM SER PREJUDICIAIS AOS RINS, GOSTARIA DE TER UMA RESPOSTA NO MEU EMAIL:zeluizdarosa@hotmail.com.
ResponderExcluirVai depender das ervas que compõem o chá.
Excluirbebe quebra-pedra
ExcluirChá verde prejudica os rins?
ExcluirO Chá verde é diurético, se estiver usando não esqueça de ingerir bastante liquido durante o dia.
ExcluirDiz que a graviola prejudica os rins ou bexiga.
ResponderExcluirÉ verdade, o uso da graviola em excesso pode prejudicar os rins por causa de sua toxicidade.
ExcluirO uso eventual da NIMESULIDA (5 dias )pode comprometer a saude renal? Qual o problema da fruta CARAMBOLA para o funcionamento renal?
ResponderExcluirO uso eventual geralmente não compromete a saúde dos rins, mas depende se a pessoa já tem algum problema renal. Se já tiver alguma insuficiência não é recomendado. A carambola não deve ser consumida por portadores de insuficiência renal. Veja nesta postagem: http://clicksaude.blogspot.com.br/2015/02/carambola-faz-mal-pessoas-que-tem.html
ResponderExcluirDorflex pode causar danos ao rim?!
ResponderExcluirNa composição do Dorflex tem a dipirona que não é anti-inflamatório, mas ingestão regular de altas doses pode causar lesão renal.
ExcluirEm idoso, possível insuficiência na função dos rins e deve ser levada em consideração.
Em pacientes com insuficiência dos rins ou do fígado, desaconselha-se o uso de altas doses de dipirona sódica, visto que a taxa de eliminação é reduzida nestes pacientes. Entretanto, para tratamento a curto prazo não é necessária redução da dose.
Em casos muito raros, especialmente em pacientes com história de doença dos rins, pode ocorrer piora aguda da função dos rins (insuficiência renal aguda), em alguns casos com oligúria, anúria ou proteinúria.
Suco de uva integral prejudica os rins?
ResponderExcluirPrejudica não. O suco de uva natural e sem açúcar é uma fonte concentrada de antioxidantes que nos protegem frente ao estresse oxidativo que prejudica nossos rins e são indicadas para eliminar o ácido úrico e para limpar o fígado e rins de resíduos e toxinas.
ExcluirNão esqueça de tomar pelo menos 2 litros de água por dia.
Estou com uma pequena inflamação no rim devido uma pedra que saiu e está alojada na bexiga, a médica me passou cetoprofeno, posso fazer o tratamento?
ResponderExcluirPode sim, pois a médica deve ter avaliado o risco benefício, ou seja os anti-inflamatórios por um período pequeno de uso não irá causar dano aos rins.
ExcluirHá dois dias estou sentindo dor leve lado esquerdo na região dos rins estou preocupada.
ResponderExcluirExiste algum medicamento que possa "substituir" os anti-inflamatórios para quem tem algum problema renal mesmo que não seja tão grave, mas que por precaução não queira tomar os anti-inflamatórios?.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirNeste caso só use medicamentos se for com orientação médica.
ExcluirO uso de antiinflamatório por 1 ou 2 dias no máximo pode ser prejudicial pra quem já tem DRC ?
ResponderExcluirSó faça o uso com orientação médica, pois não é recomendado para paciente com DRC, o médico terá que avaliar o risco benefício.
ExcluirEstou com epicondilite lateral sou renal.Posso tomar meloxicam?
ResponderExcluirMelhor evitar, pois o meloxicam é contra-indicado para quem tem problemas renais, converse com seu médico.
ExcluirNossa. Estava tomando chá de cravo da índia com frequência. Notei um zumbido tímido no ouvido esquerdo; pesquisei e descobri que pode ser efeito colateral do chá por se tratar de um antiinflamatorio natural. Vou parar imediatamente e espero não precisar ir ao otorrino.
ResponderExcluirTenho dor crônica na coluna, se não tomar um ou dois comprimidos de diclofenaco sódico 50 mg por dia travo, não sei o que fazer, não dá p´ra ficar sem tomar nada!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirSeria bom vc consultar um ortopedista para avaliar seu problema na coluna, pois tomar anti-inflamatório de forma contínua pode prejudicar os rins e causar gastrite também.
Excluir