Intestino funcionando 100% - 2º cérebro

Está nos comerciais de TV e nas páginas de revista. Quem tem um intestino regulado é mais feliz. Acredite: 90% da serotonina - substância responsável pela sensação de bem-estar é produzida pelos intestinos. Quem afirma é o Dr. Hélion Póvoa, um dos maiores especialistas na área de nutrição e bioquímica do país.

“O intestino é o segundo cérebro”, diz. A primeira lição para melhorar o funcionamento deste órgão: água e fibras são fundamentais. O importante ao escolher os alimentos da sua dieta é dar preferência aos integrais, como farinha, arroz, aveia.

“É recomendado ingerir cerca de cinco porções de frutas e hortaliças (legumes e verduras) por dia e pelo menos 1,5 litro de água. A aveia é um grande aliado, pois uma colher de sopa cheia contém cerca de 1 grama de fibra solúvel”, indica Fabiane Alheira, nutricionista do Centro de Gastronomia do Senac Rio. Ela dá uma receita para regularizar o intestino: bater do liquidificar 1 xícara (chá) de suco de laranja, 1/4 de mamão papaia, 2 ameixas secas sem o caroço e 1 colher (sopa) de aveia. A nutricionista recomenda uma dieta rica em fibras (30 gramas por dia) e água para manter o organismo sempre hidratado.

A água é fundamental em todo o processo.Sem água o suficiente para manter a hidratação do organismo, o material restante após a digestão acaba ficando ressecado no intestino, dificultando a eliminação”, explica a nutricionista. Fibras impedem absorção de substâncias cancerígenas.

A absorção dos nutrientes e da água se dá no intestino, portanto, quando as fibras (hidrossolúveis) entrarem em contato com a água vão formar um gel que é capaz de impedir a absorção de gorduras prejudiciais ao nosso organismo, assim como de substâncias tóxicas e cancerígenas. “Com uma dieta pobre em fibras será muito difícil manter o equilíbrio dessa flora”, afirma a nutricionista.
Se você tem dificuldades na hora de evacuar e sofre com prisão de ventre, existem algumas alternativas que estimulam os movimentos peristálticos. Sonia Hirsch no livro “Deixa sair” diz que a prisão de ventre está ligada ao medo: “O sentimento faz reter as coisas, e à repressão que inibe tudo que se refere a região inferior do corpo”, diz. Ela ainda complementa dizendo que roupas apertadas devem ser evitadas, porque diminuem a circulação do sangue.A autora dá receitas para “descarregar os intestinos”.

Anote: arroz cozido com abóbora na mesa proporção e 20% de feijão azuki, e papa de aveia com abóbora. Comer no almoço e no jantar, uma vez por semana. Chás de folhas de chicória, em jejum durante sete dias seguidos. Ela garante que os resultados são surpreendentes. Vinagre de maçã com mel ajuda no combate à prisão de ventre.

Outra especialista no assunto, a terapeuta ortomolecular Heloísa Bernardes, dá uma dica que funciona como um “detergente na gordura”, segundo ela. É uma colher de vinagre de maçã com mel. “Não há prisão de ventre que resista. A combinação estimula os movimentos peristálticos e regulariza o pH do intestino”, opina a autora de "De Olho Na Saúde”. “Na hora da evacuação, procure relaxar, pois os movimentos peristálticos ficam mais ritmados. Procure seu ritual preferido, uns gostam de ler, outros de ouvir música e até meditar. Teste vários métodos até chagar ao seu ritual predileto”, orienta Dra. Suely Carvalho Alves, médica e psicanalista com especialização em ortomolecular. Ela indica também massagem na barriga: “Com as pontas dos dedos, comece acima da virilha do lado esquerdo, suba até a altura do umbigo e desça pela esquerda. São suficientes 15 minutos para a estimulação dos movimentos peristálticos”. Segundo Póvoa, quem cuida do sistema gastrintestinal melhora sua qualidade de vida. “A alegria e a inteligência emocional começam a partir do intestino", defende Póvoa no encerramento de seu livro “O Cérebro Desconhecido” (Objetiva) Fonte : Gnt

Pesquise um Assunto aqui:

Já disponível para baixar!



Leia mais