Acabe com a Tosse Noturna com Mel



Mel combate a tosse

Essa é uma daquelas coisas que a sua avó já dizia: mel é bom pra tosse. Uma pesquisa realizada por uma equipe de pediatras israelenses acaba de reforçar o efeito positivo desse alimento. Publicado na revista científica Pediatrics, o estudo analisou 300 crianças, entre 1 e 5 anos, para identificar se o mel aliviava a tosse noturna.

Os cientistas dividiram os participantes em quatro grupos.

- Os três primeiros receberam diferentes tipos de mel.
- O quarto recebeu placebo – um xarope com a mesma cor e consistência.
- Os pais responderam a cinco perguntas sobre a tosse dos filhos um dia antes e um dia depois de oferecer o produto.

Mel melhora a Tosse Noturna

A conclusão dos pesquisadores foi que as crianças que ingeriram mel apresentaram melhora da tosse noturna e menos dificuldade para dormir. 


O mel é uma boa opção para aliviar a irritação da garganta - que pode fazer com que a tosse se repita -, mas não acaba com ela. Até porque a tosse é um sintoma, não uma doença. Ou seja, se seu filho estiver tossindo porque o ar está muito seco ou porque pegou um resfriado, o mel não vai sumir com o problema, vai apenas aliviar o desconforto.

O mel é um coadjuvante no tratamento. É preciso tomar cuidado para não usar apenas o mel e deixar o tratamento correto para depois. O médico deve ser consultado antes que a tosse piore, e é ele quem irá determinar se o mel basta, se é preciso fazer inalação ou tomar algum remédio. 

A recomendação também vale para quem tem problemas alérgicos, como asma. O mel está liberado, desde que não substitua os remédios indicados pelo médico.

Outra coisa que é preciso saber é que a tosse é um mecanismo para limpar o pulmão, se o organismo está querendo se livrar do catarro, é preciso deixar que ele saia, e investigar o que está causando o problema. Nesse caso, dar bastante água para a criança é o melhor a ser feito. Ao hidratar, o catarro fica mais fluido e sai mais fácil.

Restrições para Uso do Mel de Abelhas

Em tese, o mel é uma substância natural e não faz mal para ninguém. Mas não é bem assim. Crianças com menos de 1 ano não podem consumir o produto, porque seu organismo ainda não tem proteção contra a bactéria Clostridium botulinum, que pode estar presente no mel e é responsável pela transmissão do botulismo, doença que atinge os nervos e músculos e pode até matar.

Outra restrição é em relação a quem tem alergia a pólen e picada de insetos. De acordo com o imunologista e alergista Ricardo Martins de Souza Queiroz, do Hospital São Cristóvão (SP), essas pessoas podem apresentar intolerância ao mel.

Os pais também precisam ficar de olho para o alimento não se tornar um adoçante. Colocar no leite quando a criança está resfriada pode se tornar um hábito e fazer com que ela se acostume com aquele líquido adocicado - o que é um problema, já que depois ela pode não aceitar mais o leite puro. E, claro, sempre que o mel for ingerido antes de dormir é preciso escovar os dentes. O mel é doce e um potencial causador de cáries.

Com informação de: Revista Crescer

Pesquise um Assunto aqui:

Já disponível para baixar!



Leia mais