3 vitaminas que impedem a perda de memória


Problemas cognitivos tem sido muito comum com o envelhecimento, após certa idade a maioria das pessoas desenvolvem algum grau sério de demência. O esquecimento ocorre pela perda das funções mentais e diminuição de neurônios causando o tão temido Alzheimer.

De acordo com pesquisas o desenvolvimento de Alzheimer pode ser relacionado com combinação entre fatores genéticos, ambientais, estilo de vida e aumento dos níveis de homocisteína.

Grande quantidade de homocisteína tem sido associado além de Alzheimer, ao risco de doenças cardíacas.

A homocisteína é um aminoácido naturalmente presente em nosso corpo e é produzida a partir da metionina, um aminoácido encontrado em diversos alimentos; como carne vermelha, frutos do mar, laticínios e ovos. A homocisteína não é adquirido pela alimentação, mas seus níveis estão diretamente ligados a ela.

Estudos tem demonstrado que a suplementação com vitaminas do complexo B reduz significativamente os níveis de homocisteína em pacientes com déficit cognitivo médio, além de diminuir a taxa de atrofia do cérebro.

Equilibrando os níveis de Homocisteína

A produção de homocisteína é decorrente de um processo que ocorre a partir da alimentação, a nutrição é o melhor caminho para manter os níveis equilibrados.

Para reduzir os níveis desse aminoácido, nosso corpo precisa de três vitaminas: folato (ácido fólico), vitamina B12 e vitamina B6. Veja como suprir as necessidades diárias destas vitaminas e manter seu cérebro jovem:

- Folatos (Vitamina B9)

É recomendado uma ingestão diária de 20-35 mcg de folatos na dieta alimentar para bebés, 50-150 mcg para as crianças, 180 mcg para as mulheres e 200 mcg para os homens.

Fontes de B9: folhas verde-escuras, vegetais como espinafre, nabo, salsa, alface romana,  brócolis, couve-flor e lentilhas também podem ser incluídas na lista de alimentos com boas concentrações de folato.

O consumo regular desses alimentos, como é o caso das folhas verdes escuras, tem a capacidade de reduzir os níveis de homocisteína no organismo em pouco tempo.

- Vitamina B12

É recomendado uma ingestão diária de 2,0 mcg para adultos de B12 e as fontes são: produtos animais, em particular a carne de órgãos (fígado, rins, coração, cérebro), outras boas fontes são o peixe, os ovos e os lacticínios.

- Vitamina B6

A ingestão diária recomendada da vitamina B6 para os adultos do sexo masculino 2,0 mg por dia e em 1,6 mg para as mulheres. 

As fontes são: carne de galinhas, fígado de vaca, porco e vitela são excelentes fontes de piridoxina. Peixes (atum, truta, halibute, arenque e salmão), nozes (amendoins, avelãs), pão, milho e cereais de grão integral, feijões, couve-flor, as bananas e as passas são ótimas fontes de vitamina B6.

A ingestão equilibrada de folato, vitamina B6 e B12 é de suma importância, podendo ser a chave para reduzir as chances de desenvolver doenças do cérebro.

Pesquise um Assunto aqui:

Já disponível para baixar!



Leia mais