Camu-Camu - Fruta da Amazônia que controla ganho de Peso


O camu-camu é um fruto da Amazônia, de cor vermelha e semelhante a uvas, tem 20 vezes mais quantidade de vitamina C do que a laranja e pode ajudar no combate à obesidade. 

Em experimento com ratos, cientistas descobriram que o extrato da fruta evita o ganho de peso mesmo com a ingestão diária de açúcar e gordura em excesso. Os resultados do trabalho foram publicados na revista especializada Gut.
Os polifenóis possuem efeitos benéficos para a saúde ajudando no combate a obesidade e nas doenças metabólicas. O consumo contínuo de um extrato rico em dois tipos específicos de polifenóis — elagitaninos e proantocianidinas — previne a obesidade ao acelerar o metabolismo. 

O extrato de camu-camu é rico nestes polifenóis e no experimento, o ganho de peso em ratos que ingeriram o extrato foi 50% menor do que o detectado nos animais do outro grupo e semelhante ao das cobaias de controle, que seguiram uma dieta com baixo teor de açúcar e gordura.

Para os pesquisadores, os polifenóis do camu-camu podem ter aumentado o metabolismo de repouso nos roedores. O estudo demonstra que o consumo contínuo de um extrato rico em dois tipos específicos de polifenóis — elagitaninos e proantocianidinas — previne a obesidade ao acelerar o metabolismo basal do camundongo.

De acordo com a pesquisa, o extrato da fruta também melhorou a tolerância à glicose e a sensibilidade à insulina, além de ter reduzido a concentração de endotoxinas no sangue e a inflamação metabólica. Todas essas mudanças foram acompanhadas por uma reformulação da microbiota intestinal, incluindo a floração de A. muciniphila e uma redução significativa na bactéria Lactobacillus.

Em uma última etapa, os cientistas realizaram um transplante da microbiota intestinal de ratos alimentados com camu-camu para camundongos sem contato com a fruta. O procedimento causou benefícios metabólicos semelhantes. Isso sugere que as mudanças na microbiota intestinal acarretadas pelo consumo dessa fruta guardam uma relação de causa com os benefícios dela.

Outras Frutas ricas em Polifenóis Elagitaninos e Proantocianidinas

Fontes de elagitaninos: romã, framboesa, nozes.

Fontes de proantocianidinas: cranberry e mirtilo.

As frutas ricas nestes polifenóis ajudam na prevenção e auxilia no tratamento contra a obesidade, a ação dos fitoquímicos presentes no extrato ainda ajuda melhorar a microbiota intestinal, que exerce efeito protetor no processo de perda de peso.

Para promover uma alimentação mais saudável, o consumo de frutas sempre é encorajado por parte dos profissionais de saúde. Dessa forma, o camu-camu ajuda a fortalecer o sistema imune e prevenir doenças, já que é uma fruta com alto poder antioxidante.

Pesquise um Assunto aqui:

Já disponível para baixar!



Leia mais