sábado, 15 de dezembro de 2018

Como baixar Gama-GT Alterado



A Gama-GT é uma enzima que está presente no fígado, coração e pâncreas. O exame de Gama-GT é útil para rastrear obstrução biliar e doenças no fígado, especialmente aquelas causadas pelo álcool.

Quanto mais alto o valor de Gama-GT maior é o grau de inflamação hepática (refere-se a gravidade da lesão, mas não é uma escala linear).

Valores de referência para Gama-GT:

Homem: 08 a 61 U/L;
Mulher: 05 a 36 U/L.


- Valores pouco aumentados (baixos) tendem a não ter muito significado (menores que 100), valores mais altos tendem sim a ter uma importância, mas o mais importante é a união do resultado do exame com o quadro clínico e só o medico que solicitou vai conseguir fazer essa correlação.

- Exame de gama-gt acima de 600 U/L demonstra uma atividade inflamatória intensa no fígado.

Gama GT aumentado (alto), como fazer para abaixar?


O gama-GT é um exame que detecta inflamação no fígado e nas vias biliares. O resultado alterado não é por si só uma doença, mas sim um sinal de inflamação.

A inflamação pode aparecer por várias causas diferentes: pode ser apenas efeito colateral de alguma medicação que se está usando, ou ser secundária ao uso de bebidas alcoólicas, ou ainda sinal de pedras e inflamações na vesícula biliar.

Existem remédios e medicamentos que ajudam a reduzir os níveis de Gama-GT, mas o mais importante é tratar a causa básica do aumento.

Para baixar os níveis de Gama GT precisa tratar a causa do aumento, se foi álcool, parar de tomar, se foi medicamento suspender o uso (com orientação médica, geralmente substituindo a medicação), se foi por causa de alguma doença deve tratar a doença.

O uso de azatioprina, estrógenos, clofibrato e metronidazol reduzem os níveis sanguíneos de Gama-GT, portanto deve ser evitado nos dias anteriores ao exame.

Sintomas de Gama-GT Alto


O Gama-GT alto não provoca sintomas específicos. Uma pessoa com níveis elevados de Gama-GT poderá apresentar os sintomas daquilo que provocou esse aumento.

Por exemplo, uma pessoa com doença no fígado poderá ter Gama-GT alto, mas não irá manifestar sintomas causados pelo Gama-GT especificamente, mas sim pela doença hepática. Neste caso, pode-se esperar que o paciente apresente os seguintes sintomas:

- Fraqueza;

- Fadiga;

- Perda de apetite;

- Náuseas e vômitos;

- Dor ou distensão abdominal;

- Icterícia (pele e olhos amarelados);

- Alteração da cor da urina e das fezes;

- Coceiras.

Quais as principais causas do Gama-GT alto?


- Doenças hepáticas e biliares;

- Infarto;

- Doenças pancreáticas;

- Diabetes;

- Insuficiência renal;

- Doença pulmonar obstrutiva crônica;

- Medicamentos (fenitoína, barbitúricos);

- Alcoolismo.

Alimentos e Medicamentos que devem ser Evitado - Gama- GT Alterado

Quando o Gama-GT está alto pode ser um sinal de problema no fígado, então é bom evitar alimentos ricos em gorduras saturadas como bacon, embutidos, carnes bovina e de porco, alimentos industrializados que contenha corante, refrigerantes e evitar o uso de bebida alcoólica.

O uso de alguns medicamentos também pode prejudicar o figado e alterar as enzimas e gama-gt, portanto é bom comunicar com o médico caso faça o uso, veja os principais:

- Fenitoína;

- Fenobarbital;

- Carbamazepina;

- Ácido valproico;

- Anticoncepcionais;

- Antidepressivos;

- Paracetamol;

- Anabolizantes;

- Antifúngicos(cetoconazol, fluconazol);

- Sinvastatina (estatinas em geral);

- Corticoides(Betametasona, Prednisona, Dexametasona); 

- Anti-inflamatórios não esteróides (Nimesulida, Ibuprofeno, Diclofenaco);


- Paracetamol;

- Venlafaxina;

Leia aqui: 

3 comentários:

  1. Meu gama gt está 138 isso é muito preocupante?

    ResponderExcluir
  2. Meu gama gt está 138 isso é muito preocupante?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está bem alterado, pode ser algum problema no figado como gordura, procure um medico especialista nesta área para melhor avaliação. Pratique uma alimentação saudável rica em frutas e vegetais e evite bebida alcoólicas.

      Excluir

Postagem em destaque

Emendar as cartelas de pílula anticoncepcional faz mal?

As mulheres geralmente tem aquela dúvida que se tomar anticoncepcional sem dar aquela pausa de 7 dias prejudica a saúde. Durante déca...