Como baixar Gama-GT Alterado



A Gama-GT é uma enzima que está presente no fígado, coração e pâncreas. O exame de Gama-GT é útil para rastrear obstrução biliar e doenças no fígado, especialmente aquelas causadas pelo álcool.

Quanto mais alto o valor de Gama-GT maior é o grau de inflamação hepática (refere-se a gravidade da lesão, mas não é uma escala linear).

Valores de referência para Gama-GT:

Homem: 08 a 61 U/L;
Mulher: 05 a 36 U/L.


- Valores pouco aumentados (baixos) tendem a não ter muito significado (menores que 100), valores mais altos tendem sim a ter uma importância, mas o mais importante é a união do resultado do exame com o quadro clínico e só o medico que solicitou vai conseguir fazer essa correlação.

- Exame de gama-gt acima de 600 U/L demonstra uma atividade inflamatória intensa no fígado.

Gama GT aumentado (alto), como fazer para abaixar?


O gama-GT é um exame que detecta inflamação no fígado e nas vias biliares. O resultado alterado não é por si só uma doença, mas sim um sinal de inflamação.

A inflamação pode aparecer por várias causas diferentes: pode ser apenas efeito colateral de alguma medicação que se está usando, ou ser secundária ao uso de bebidas alcoólicas, ou ainda sinal de pedras e inflamações na vesícula biliar.

Existem remédios e medicamentos que ajudam a reduzir os níveis de Gama-GT, mas o mais importante é tratar a causa básica do aumento.

Para baixar os níveis de Gama GT precisa tratar a causa do aumento, se foi álcool, parar de tomar, se foi medicamento suspender o uso (com orientação médica, geralmente substituindo a medicação), se foi por causa de alguma doença deve tratar a doença.

O uso de azatioprina, estrógenos, clofibrato e metronidazol reduzem os níveis sanguíneos de Gama-GT, portanto deve ser evitado nos dias anteriores ao exame.

Sintomas de Gama-GT Alto


O Gama-GT alto não provoca sintomas específicos. Uma pessoa com níveis elevados de Gama-GT poderá apresentar os sintomas daquilo que provocou esse aumento.

Por exemplo, uma pessoa com doença no fígado poderá ter Gama-GT alto, mas não irá manifestar sintomas causados pelo Gama-GT especificamente, mas sim pela doença hepática. Neste caso, pode-se esperar que o paciente apresente os seguintes sintomas:

- Fraqueza;

- Fadiga;

- Perda de apetite;

- Náuseas e vômitos;

- Dor ou distensão abdominal;

- Icterícia (pele e olhos amarelados);

- Alteração da cor da urina e das fezes;

- Coceiras.

Quais as principais causas do Gama-GT alto?


- Doenças hepáticas e biliares;

- Infarto;

- Doenças pancreáticas;

- Diabetes;

- Insuficiência renal;

- Doença pulmonar obstrutiva crônica;

- Medicamentos (fenitoína, barbitúricos);

- Alcoolismo.

Alimentos e Medicamentos que devem ser Evitado - Gama- GT Alterado

Quando o Gama-GT está alto pode ser um sinal de problema no fígado, então é bom evitar alimentos ricos em gorduras saturadas como bacon, embutidos, carnes bovina e de porco, alimentos industrializados que contenha corante, refrigerantes e evitar o uso de bebida alcoólica.

O uso de alguns medicamentos também pode prejudicar o figado e alterar as enzimas e gama-gt, portanto é bom comunicar com o médico caso faça o uso, veja os principais:

- Fenitoína;

- Fenobarbital;

- Carbamazepina;

- Ácido valproico;

- Anticoncepcionais;

- Antidepressivos;

- Paracetamol;

- Anabolizantes;

- Antifúngicos(cetoconazol, fluconazol);

- Sinvastatina (estatinas em geral);

- Corticoides(Betametasona, Prednisona, Dexametasona); 

- Anti-inflamatórios não esteróides (Nimesulida, Ibuprofeno, Diclofenaco);


- Paracetamol;

- Venlafaxina;

Leia aqui: 

Pesquise um Assunto aqui:

Já disponível para baixar!



Leia mais