Quanto mais café você toma, mais cansando fica



Sabia que quanto mais café a gente toma, mais cansado ficamos?

É isso mesmo, o café é rico em cafeina, e a cafeína é estruturalmente semelhante à adenosina. A adenosina é a substância química responsável em nos alertar que precisamos descansar, ou seja, a adenosina se prende a receptores no cérebro para nos fazer sentir cansados. No entanto, quando tomamos bebidas como chá e café, a cafeína se prende a estes receptores e bloqueia a adenosina, mantendo-nos alertas.

Como parar de tomar café e não ter dores de cabeça

Quanto mais café você toma, mais receptores de adenosina seu cérebro cria, fazendo com que mais cafeína seja necessária para mantê-lo alerta.

Quando diminuímos a ingestão de cafeína sentimos mal, isto porque uma quantidade de adenosina muito maior do que a normal inunda o cérebro, já que há um número mais alto de receptores que a cafeína não está mais bloqueando. Isso não apenas nos deixa muito cansados, mas também dilata os vasos sanguíneos, provocando dores de cabeça.

Quem toma muito café durante o dia e quer diminuir a ingestão deve começar aos poucos para que o cérebro se acostume e não sinta os efeitos colaterais pela falta de cafeína. Ingerir apenas uma xícara ou duas por dia, o número de receptores vai diminuir até chegar a um nível normal, e você vai parar de se sentir tão mal.

Leia também: 



Pesquise um Assunto aqui:

Já disponível para baixar!



Leia mais