Gorduras Saturada e Trans aumenta risco de morte prematura


A ingestão de gorduras saturadas da manteiga, banha de porco e carne vermelha aumenta o risco de morte prematura - confirmou um estudo publicado no Journal of the American Medical Association (JAMA) Internal Medicine.

A pesquisa, que envolveu mais de 120.000 pessoas e durou três décadas, revelou também que substituir tais alimentos por gorduras como a do azeite de oliva pode trazer benefícios substanciais para a saúde.

"Houve confusão generalizada na comunidade biomédica e no público em geral nos últimos anos sobre os efeitos na saúde de tipos específicos de gorduras", disse o autor principal do estudo, Dong Wang, doutorando em Saúde Pública na Universidade de Harvard.

Este estudo documenta benefícios importantes das gorduras insaturadas, especialmente quando elas substituem gorduras saturadas e trans."

Uma das principais conclusões da pesquisa foi que as pessoas que comeram mais gorduras saturadas e trans tiveram taxas de mortalidade mais elevadas do que aquelas que consumiram o mesmo número de calorias em carboidratos.


Trocar manteiga por azeite é uma boa ideia 

A pesquisa apontou, ainda, que a substituição de gorduras saturadas como a da manteiga, banha e carne vermelha por gorduras insaturadas de alimentos vegetais - como azeite de oliva, óleo de canola e óleo de soja - pode oferecer "benefícios substanciais para a saúde e deve continuar sendo uma mensagem essencial nas recomendações nutricionais".

As conclusões foram baseadas em questionários respondidos por profissionais de Saúde a cada dois ou quatro anos sobre a sua dieta, estilo de vida e saúde, por até 32 anos.

As gorduras trans, incluindo as parcialmente hidrogenadas como a da margarina, tiveram os impactos mais graves na saúde.

O estudo constatou que cada aumento de 2% na ingestão de gorduras trans esteve associado com uma chance 16% maior de morrer cedo.

Cada aumento de 5% no consumo de gorduras saturadas esteve ligado a um aumento de 8% do risco de morrer.

Já a ingestão de grandes quantidades de gorduras insaturadas "esteve associada com uma mortalidade entre 11% e 19% menor em comparação com o consumo do mesmo número de calorias provenientes de carboidratos", disse o estudo.

Estas incluíram gorduras poli-insaturadas, como ômega-3 e ômega-6, encontrados em óleos de peixe, de soja e de canola.

Ingredientes da dieta mediterrânea é recomendada por ter baixos índices de gordura saturada.

Substituir gorduras saturadas por insaturadas e poli-insaturadas diminui risco de doenças

"As pessoas que substituíram as gorduras saturadas por gorduras insaturadas -especialmente por gorduras poli-insaturadas - tiveram um risco de morte geral significativamente menor durante o período do estudo, assim como um menor risco de morte por doenças cardiovasculares, câncer, doenças neurodegenerativas e doenças respiratórias, em comparação com aquelas que mantiveram o consumo elevado de gorduras saturadas",

Enquanto alguns especialistas ressaltaram que o estudo foi observacional e se baseou em questionários, os quais podem gerar respostas intencionais, o resultado geral está em consonância com muitos outros grandes estudos sobre alimentação e saúde.

De acordo com Ian Johnson, pesquisador emérito do Instituto de Investigação Alimentar da Grã-Bretanha, os "resultados são consistentes com as recomendações de saúde pública atuais no Reino Unido e em outros lugares e, em particular, com o conceito de que a dieta mediterrânea - rica em gorduras insaturadas de vegetais, peixes e azeite de oliva - é benéfica".

"Não há nada nesses resultados que seja consistente com a ideia de que 'a manteiga está de volta'", acrescentou Johnson, que não participou do estudo.

Principais Alimentos com Gorduras Saturadas

- Manteiga
- Banha de Porco
- Carnes gordurosas
- Queijo
- Bacon
- Leite

A ingestão destes alimentos não devem ultrapassar a 10% do valor calórico total, ou seja no máximo 22 g de gordura saturada por dia.

Principais Alimentos com Gorduras Trans

- Margarina
- Bolachas
- Sorvetes
- Salgadinhos
- Massa de pastel
- Pipoca de microondas
- Pizza congelada

É recomendado consumir no máximo 2 g desta gordura por dia.

Principais Alimentos com Gorduras Insaturada e Poli-insaturada

- Peixe
- Azeite de Oliva
- Óleo de Peixe - Ômega 3
- Linhaça
- Chia
- Castanhas
- Abacate
- Amêndoas
- Nozes 

Por ser bastante calóricos estes alimentos devem ser consumido sem exagero, não ultrapassando a ingestão de 55 g deste tipo de gordura por dia. O excesso de consumo leva ao aumento de peso.

Obs. Quantidade de gorduras referente a uma dieta de 2000 calorias por dia.

Com informação de G1

Pesquise um Assunto aqui:

Já disponível para baixar!



Leia mais