Consumo Ideal de Cálcio


O consumo de cálcio é investimento para saúde óssea, este mineral é fundamental para o organismo, por isso, é necessário ingerir uma quantidade adequada desse nutriente diariamente. Caso contrário, o corpo retira cálcio dos ossos, deixando-os suscetíveis a doenças ósseas.

Apesar das possíveis complicações, os brasileiros ingerem, em média, apenas 505 mg de cálcio diariamente – metade do volume recomendado de 1000 mg, segundo a Fundação Internacional da Osteoporose (IOF, na sigla em inglês). Essa deficiência é especialmente prejudicial às mulheres, que começam a perder massa óssea a partir dos 30 anos.

A falta de uma reserva de cálcio adequada faz com que a incidência de osteoporose seja alta. Estima-se que 1 em cada 3 mulheres acima de 45 anos tenha a doença.

O leite e derivados são fontes ricas em cálcio, mas existem vegetais e cereais que oferecem o nutriente e funcionam como alternativa àqueles que sofrem com intolerância à lactose ou não gostam de leite.

De acordo com estudos, a absorção do cálcio proveniente de vegetais é mais lenta. "É necessário consumir um grande volume para alcançar a quantidade recomendada". Em 200 gramas de tomate, por exemplo, não é possível obter mais do que 18,3 mg de cálcio.

"Dentro do estilo de vida atual, é comum que não se consiga consumir a quantidade ideal de cálcio" e para evitar a deficiência, a suplementação é uma alternativa.

Suplementos a base de cálcio, vitamina D e minerais são importantes para o organismo, a deficiência de cálcio deve ser evitada com medidas de prevenção. Quando se mantém a quantidade de cálcio ideal nos ossos, as consequências naturais do envelhecimento são amenizadas. "O consumo de cálcio é um investimento para o futuro".

Pesquise um Assunto aqui:

Já disponível para baixar!



Leia mais