Imunidade e Alimentação



Quando um vírus entra no nosso corpo, ele se depara com dois sistemas de defesa: o sistema imunológico inato tenta liberar as células invasoras, enquanto o sistema adaptativo tem como alvo patógenos específicos com os quais o corpo já teve contato e cria células de memória de novos, para que o corpo possa combatê-los se eles retornarem.

Os hábitos de vida e a dieta afetam a força do nosso sistema imunológico. Como o sistema imunológico só é prejudicado em pessoas saudáveis ​​quando temos uma deficiência de vitaminas ou minerais, suplementar nossas dietas com os chamados alimentos frios fará pouca diferença se já tivermos uma dieta relativamente boa.

Se você não tiver um nutriente vital, como vitamina, zinco ou ferro, a suplementação desses itens em particular será muito útil. Mas se você comer uma dieta equilibrada, adicionar mais dessas coisas não tornará o sistema imunológico mais eficiente.

Suplementos que Melhoram a Imunidade

Alho


O alho tem função imunoprotetora, contem selênio e zinco, nutrientes importantes para evitar gripes, resfriados e outras doenças. Pode ser consumido no tempero das preparações e adicionado cru para temperar.

Vitamina C

Um pequeno frasco padrão de suco de laranja fresco tem cerca de 72 mg de vitamina C, de acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA - isso é mais do que o mínimo diário recomendado de 40 mg.

Os cientistas dizem que as vitaminas e os minerais são melhor consumidos através dos alimentos, em vez de suplementos - embora eles apontem que, assim como a vitamina C, muitas vezes é mais fácil obter altas doses de uma vitamina através de suplementos.

Zinco


Uma revisão que examinou a eficácia de zinco no resfriado comum descobriu que o zinco diminuiu a duração do nariz escorrendo e entupido em cerca de um terço, além de levar a 22% menos espirros e quase a metade da tosse.

O estudo concluiu que, se iniciado dentro de 24 horas após os primeiros sintomas, 80 mg de acetato de zinco podem ajudar a tratar o resfriado comum.

Pesquise um Assunto aqui:

Já disponível para baixar!



Leia mais