Como Hidratar Unhas Ressecadas?

 


As unhas são compostas por camadas de células mortas da pele e precisam ser mantidas hidratadas para manter sua aparência saudável e forte. A desidratação das unhas pode resultar em unhas fracas, quebradiças e com rachaduras.

Uma dieta equilibrada e rica em nutrientes, como cálcio, ferro e proteínas, é importante para a saúde das unhas. Alimentos como frutas, verduras, peixes, carnes magras e grãos integrais podem ajudar a mantê-las hidratadas e fortes.

Lembre-se de que a saúde das unhas pode ser afetada por uma variedade de fatores, incluindo o estresse, a idade e o uso frequente de produtos químicos. Se você notar sinais de problemas de saúde nas suas unhas, como mudanças na cor ou textura, consulte um médico.

Em geral, manter as unhas hidratadas é uma parte importante da manutenção de uma aparência saudável e forte. Seguindo essas dicas, você pode ajudar a mantê-las saudáveis e belas.

Esmalte resseca as unhas?

O esmalte para unhas pode resseca-las porque ele é feito de uma mistura de químicos, incluindo solventes, como o álcool isopropílico, que podem ser secantes. Além disso, o processo de remoção do esmalte também pode levar ao ressecamento das unhas, especialmente se o removedor de esmalte for muito forte.

Outro fator que pode levar ao ressecamento das unhas é a aplicação frequente de esmaltes com formaldeído, que é um agente secante conhecido. O formaldeído pode danificar a camada protetora das unhas e deixá-las mais suscetíveis a rachaduras e quebras.

Para evitar o ressecamento das unhas, é importante escolher esmaltes sem formaldeído ou, pelo menos, alternar com períodos de tempo sem esmalte. Também é importante usar cremes hidratantes para unhas e cutículas para ajudar a manter a hidratação das unhas. Além disso, ao remover o esmalte, certifique-se de usar um removedor suave e evite esfregar as unhas com força.

Dicas para manter as unhas hidratadas

- Beba muita água: Manter-se hidratado é fundamental para a saúde das unhas, assim como para todo o corpo. Certifique-se de beber a quantidade recomendada de água por dia.

- Use óleos e cremes hidratantes: Aplique um creme hidratante nas mãos e unhas todos os dias, especialmente antes de dormir. Alguns óleos como o óleo de jojoba ou o óleo de uva são ótimos para manter as unhas hidratadas.

- Evite esmaltes com formaldeído: O formaldeído presente em alguns esmaltes pode ressecar as unhas. Escolha esmaltes sem formaldeído ou retire o esmalte regularmente para permitir que as unhas respirem.

- Não corte as unhas com frequência: Cortar as unhas com frequência pode aumentar a chance de danificá-las e deixá-las mais propensas a rachaduras.

Vitaminas para fortalecer as unhas


Existem várias vitaminas e minerais que são importantes para a saúde das unhas. Aqui estão alguns dos melhores nutrientes para fortalecer as unhas:

- Cálcio: O cálcio é um mineral importante para a saúde das unhas, pois ajuda a mantê-las fortes e resistentes a rachaduras. Alimentos ricos em cálcio incluem leite, queijo e iogurte.

- Vitamina B: A vitamina B é uma vitamina importante para a saúde das unhas, especialmente a biotina (vitamina B7). A biotina ajuda a manter a saúde das unhas e pode ajudar a evitar rachaduras e quebra. Alimentos ricos em biotina incluem ovos, nozes e bananas.

- Ferro: O ferro é um mineral importante para a saúde das unhas, pois ajuda a manter a integridade das células das unhas. Alimentos ricos em ferro incluem carnes vermelhas, frango e feijão.

- Zinco: O zinco é um mineral importante para a saúde das unhas, pois ajuda a manter a integridade da pele e das unhas. Alimentos ricos em zinco incluem nozes, grãos integrais e carnes.

- Vitamina C: A vitamina C é importante para a saúde das unhas, pois ajuda a manter a hidratação e a integridade da pele e das unhas. Alimentos ricos em vitamina C incluem frutas cítricas, kiwi e brócolis.

Lembre-se de que, apesar de a suplementação poder ser útil, a melhor maneira de obter nutrientes adequados é através de uma dieta equilibrada e variada. Se você tem dúvidas sobre a sua ingestão de nutrientes, consulte um médico ou um nutricionista.

 

Pesquise um Assunto aqui:

Já disponível para baixar!



Leia mais