Sexo Oral causa Infecção Bacteriana em Mulheres



De acordo com um estudo publicado na revista PLOS Biology diversas populações microbianas podem facilitar a colonização vaginal de patógenos caracterizando um desequilíbrio do microbioma vaginal, podendo causar vaginose bacteriana.

A vaginose bacteriana é uma condição comum de desequilíbrio microbiano vaginal (disbiose vaginal), o número de bactérias benéficas diminui e a colonização de bactérias patogênicas aumenta. 

Uma redução no nível de 'bactérias boas' pode facilitar a entrada e a colonização de patógenos dentro da vagina. Na vaginose bacteriana, uma abundante espécie bacteriana ( Gardnerella vaginalis) gera sialidases para induzir a secreção de ácidos siálicos de componentes da mucosa e glicoproteínas de superfície celular. Os ácidos siálicos desempenham um papel essencial na manutenção do crescimento, sobrevivência e virulência bacteriana. 

De acordo com o estudo atual, em uma condição como a vaginose bacteriana, a população bacteriana com atividade de sialidase facilita mutuamente a persistência de espécies bacterianas que não possuem atividade de sialidase.

A Fusobacterium nucleatum é uma bactéria Gram-negativa predominantemente encontrada na boca humana. Esta bactéria não possui atividade de sialidase endógena e é conhecida por colonizar com população bacteriana que possui atividade de sialidase. 

Conforme a hipótese dos pesquisadores, a F. nucleatum pode utilizar ácidos siálicos como uma fonte nutricional na presença de sialidases exógenas produzidas por bactérias sialidase-positivas, desencadeando as características da disbiose vaginal, como aumento da atividade da sialidase e enriquecimento de Gardnerella vaginalis .

A ligação entre sexo oral e disbiose vaginal

Como F. nucleatum está presente predominantemente na boca, é geralmente considerado que as mulheres adquirem essa bactéria na vagina por meio do sexo oral. Além disso, o contato sexual oral é conhecido por ser um fator de risco potencial para vaginose bacteriana.

Os resultados do estudo atual indicam que a exposição vaginal a F. nucleatum aumenta o crescimento de Gardnerella vaginalis, mesmo se números muito baixos de F. nucleatum forem introduzidos. De acordo com os pesquisadores, o sexo oral pode aumentar a chance de transmissão boca-vagina da população bacteriana, o que pode posteriormente facilitar a manutenção da disbiose vaginal.

Pesquise um Assunto aqui:

Já disponível para baixar!



Leia mais