quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

10 porções por dia de frutas, legumes e verduras pode nos fazer viver mais


Você sabia que comer 800 gramas de frutas, legumes e verduras durante o dia ajuda viver mais e livre do doenças?

É verdade, de acordo com cientistas da Universidade Imperial College London, no Reino Unido, o consumo diário desses alimentos evitaria até 7,8 milhões de mortes prematuras, além de prevenir o câncer e doenças cardíacas.

Quantas porções devo ingerir?

Se você não consegue ingerir 10 porções destes alimentos pode ficar tranquilo, o levantamento mostrou que até pequenas quantidades já garantem benefício para a saúde, mas quanto mais, melhor.

Uma porção equivale a 80 gramas de frutas, legumes ou verduras ─ uma banana pequena, uma pera ou três colheres de chá de espinafre ou ervilhas.

De acordo com os estudos, a incidência de câncer é menor em quem come verduras verdes (espinafre); amarelas (pimentões) e crucíferas (couve-flor e repolho).

Já quem se alimenta de maçãs, peras, frutas cítricas, saladas, folhas verdes (rúcula) ou verduras crucíferas tem menor chance de desenvolver doenças cardíacas ou derrames.

Os resultados, publicados na revista científica Journal of Epidemiology, também apontaram os riscos de uma morte antecipada.

Na comparação com um dieta sem frutas, verduras e legumes, o estudo mostrou que:

- Comer 200 gramas de frutas, verduras e legumes reduz o risco de doenças cardiovasculares em 13% e 800 gramas, 28%

- Comer 200 gramas de frutas, verduras e legumes reduz o risco de câncer em 4%, e 800 gramas, 13%

- Comer 200 gramas de frutas, verduras e legumes reduz o risco de morte prematura em 15%, e 800 gramas, 31%

Controla o Colesterol e a Pressão Arterial

Frutas, verduras e legumes reduzem os níveis de colesterol e pressão arterial, além de incrementar a saúde dos nossos vasos sanguíneos e do nosso sistema imunológico.
Talvez isso seja devido à complexa rede de nutrientes que esses alimentos têm.

Por exemplo, eles contêm muitos antioxidantes, que podem reduzir o dano ao DNA e levar à redução do risco de câncer.

No entanto, muitas pessoas não comem nem cinco porções de frutas, verduras e legumes (400 gramas), quantidade recomendada pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

Fonte: G1

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