sábado, 7 de dezembro de 2013

Falta de Vitamina A

Vitamina A, conhecido também como retinol, o nutriente é uma vitamina lipossolúvel essencial para a visão, e pode ser facilmente obtido através da alimentação diversificada e saudável. 

A vitamina apresenta duas categorias: a de origem animal (denominada vitamina A pré-formada) é encontrada em produtos como:
  • Fígado, 
  • Leite e derivados, 
  • Ovo (gema) 
  • Peixe. 
Já a vegetal é designada carotenóide de provitamina A e está presente no:
  • Azeite de dendê
  • Frutas e nos vegetais amarelos e laranjas (batata doce, abóbora, cenoura, manga), 
  • Folhas verde escuras (alfafa, folhas de mostarda, bertalha, couve, brócolis, escarola, espinafre).
A vitamina A é sensível à oxidação pelo ar. A perda de atividade é acelerada pelo calor e pela exposição à luz. A oxidação das gorduras e dos óleos (Ex: manteiga, margarina, óleos de cozinha) pode destruir as vitaminas lipossolúveis, incluindo a vitamina A. Cozimentos por longos períodos apresentam perda de 25% do nutriente.

FUNÇÕES IMPORTANTES

- Ligação direta com a boa visão;
- Participa do desenvolvimento dos ossos;
- Possui ação protetora da pele e da mucosa;
- Fortalece o sistema imunológico e a defesa antioxidante;
- Contribui para o desenvolvimento normal dos dentes;
- Ajuda na conservação do esmalte dentário;
- Auxilia na manutenção do bom estado dos cabelos. 

SINTOMAS DA CARÊNCIA

- Cegueira noturna;
- Sensibilidade à luz (fotofobia); 
- Redução do olfato e do paladar;
- Ressecamento da esclera (parte branca dos olhos) e da córnea dos olhos; 
- Inflamação da pele (dermatite); 
- Estresse; 
- Endurecimento das membranas mucosas dos tratos respiratório, gastrointestinal e urinário; 
- Risco de infecções.

Os vegetarianos que não consomem ovos e laticínios necessitam de carotenóides de provitamina A de forma a prover as suas necessidades da vitamina, e devem ingerir no mínimo cinco doses de frutas ou vegetais diariamente, dando preferência aos de cor verde escura, laranja e amarela. 

SINTOMAS DO EXCESSO

O excesso de ingestão de vitamina A provoca dor de cabeça, ressecamento da pele com fissuras, náuseas, dores nos ossos e articulações, perda de cabelos, aumento do baço e fígado, irritabilidade, cansaço, falta de apetite e alterações nas enzimas hepáticas. 

- A hipervitaminose A só ocorre através de suplementação, portanto, cuidado com a ingestão de suplementos .

Fonte : nutricao/guia

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